Sunday, October 15, 2006

O problema do bolo


V. Barthe, que já foi citado neste blog no post denominado "Jogando com o Demônio - Parte 2", também criou esse interessante problema que apareceu como uma história em Les Cahiers de l'Echiquier Français (novembro-dezembro de 1936).

A história conta que um enxadrista que apreciava a boa mesa convidou um amigo, que se chamava Onésime Xadrez, para um jantar. Em sua homenagem, ofereceu um bolo cuja decoração representava a letra "O" (inicial do primeiro nome de Onésime Xadrez) e um problema simultaneamente.

Brancas jogam. Mate em 2 lances.

(Clique aqui para ver uma solução possível)

Porém, o cozinheiro ao servir o bolo esbarrou nas peças decorativas derrubando-as. Como o cozinheiro não sabia jogar xadrez ele imediatamente arrumou as peças de qualquer maneira de modo que a nova decoração ficou na seguinte forma.


Quando o anfitrião iniciou os insultos ao pobre cozinheiro Onésime interveio: "Acalmem-se senhores. Nada se perdeu. A nova decoração do bolo representa a letra "X", inicial do meu sobrenome. Além disso, ainda temos um problema cuja solução se dá com um mate em 2 lances".

(Para saber a nova solução possível clique aqui).

No comments: