Saturday, August 19, 2006

Jogando com o Demônio - Parte 2


V. Barthe fez referência a um grande enxadrista da Renascença chamado Paulo Boi, também conhecido como il Boive ou il Siracusano (por ter nascido em Siracusa, na Sicília, em 1528).

Em um problema em forma de conto, publicado em Les Cahiers de l'Echiquier Français em 1936, Paulo Boi conhece uma bela mulher em frente à Igreja de Santa Maria, na Calábria, e depois de conversarem por algum tempo começam uma partida de xadrez. Paulo Boi jogava com as brancas e a mulher com as negras.

Em dado momento, o jogo chega à seguinte situação:


Paulo Boi anunciou xeque-mate em 2 lances.

No conto, esses lances aparecem como um problema, mas é fácil perceber que um final possível seria:

1- C x e6.....T x f6













2- T x e5 #
Xeque-Mate

Observe que a captura da Dama branca pela torre é praticamente forçada, todos os outros lances possíveis seriam seguidos de mate, de tal forma que apenas um (1- ...g4) não teria participação da Dama no golpe final.

Voltemos então ao conto.

Eis que, instantaneamente, a Dama branca se transformou em Dama negra:


A bela mulher riu e disse: "Ah Paulo, você não me vencerá. Agora eu tenho uma dama e você não tem nenhuma".

Paulo Boi imediatamente disse que ainda venceria e anunciou novamente xeque-mate em 2 lances.

Novamente esses lances aparecem no conto como um problema, sendo sua solução:

1- Cb5.....C x c4












2- Cc3 #
Xeque-Mate

Diz o conto que a bela mulher desapareceu sem dar uma única palavra. Então Paulo Boi percebeu que havia jogado com o Demônio.


A escolha de Paulo Boi como personagem desse conto não foi aleatória. A vida de Paulo Boi foi marcada por lances fantásticos. Edward Lasker relata, em seu livro "História do Xadrez" (The Adventure of Chess), que Paulo Boi e Giovanni Leonardo foram os principais jogadores italianos da segunda metade do século XVI. Em partidas disputadas perante Filipe II, ambos derrotaram Ruy López, o enxadrista espanhol que divulgou a abertura mais popular do xadrez que hoje leva seu nome (também conhecida como Abertura Espanhola), transferindo assim a supremacia do xadrez da Espanha para a Itália.

Segundo Edward Lasker:

"Da Espanha ele foi pra Portugal e jogou com o Rei Sebastião, antes de seguir para a Sicília, onde o Rei Filipe lhe dera um lucrativo cargo. Na viagem, foi capturado por piratas argelinos, mas sua perícia no xadrez conquistou-lhe a liberdade. Da Sicília foi a Milão, Veneza e , daí, à Hungria. Continuou a viajar e exibir sua perícia durante mais de dez anos, ganhando mais de trinta mil coroas - importâcia colossal numa época em que um homem podia viver confortavelmente com uma renda anual de quinhentas a mil coroas.

Em 1558, Boi foi convidado a disputar um match com Alessandro Salvio, jovem mestre em ascensão, em Nápoles. Boi fez uma combinação de cinco lances, capturando a Dama de Salvio; este porém, vira mais longe; reconquistou a Dama no sétimo lance e venceu a partida. Boi disse: "A mocidade pode conseguir mais do que a velhice. Estais no apogeu de vossa vida e eu tenho setenta anos". Três dias depois, Boi foi encontrado morto envenenado em seus aposentos."

Porém, nem sempre o demônio joga com as negras. É o que mostra essa fotografia feita por Garry Vogelsang, um fotógrafo de Melbourne, Austrália.

"Devil Plays Chess"

No comments: