Monday, August 28, 2006

Jogando com o Demônio - Parte 1


Esta é uma pintura feita por Albertus Pictor no teto de uma igreja da Suécia construída no século XIII (Täby Kyrka, diocese de Estocolmo). Essa imagem, onde um cavaleiro medieval joga xadrez com a personificação da morte, serviu de inspiração para o diretor Ingmar Bergman no filme "O Sétimo Selo" (Det sjunde inseglet) em 1956. O filme conta a história de um cavaleiro (Max Von Sydow) que volta das Cruzadas depois de 10 anos, encontra seu país arrasado pela peste negra, se depara com a Morte (Bengt Ekerot) e a convida para um jogo de xadrez que decidirá se ele morrerá ou não.


A idéia de jogar xadrez pela vida ou pela alma contra o demônio já foi tema de vários contos, fotos e pinturas.

O fantástico escritor e professor de matemática brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, mostra em seu livro "Lendas do Deserto" como Ibrahim conseguiu dar Xeque-mate no diabo, ou, como dizem os árabes: Cheitã, o infernal. A aposta era uma boa soma em dinheiro em caso de vitória ou o abandono para sempre do xadrez em caso de derrota (para Ibrahim provavelmente isso seria pior que a morte).

O final desse jogo é muito parecido com um problema em forma de conto escrito por Charles Godfrey Gumpel, How the Devil Was Caught - A Chess Legend, publicado em 1876. Nesse conto, o Demônio jogava com as Negras e o jogo chegou à seguinte situação:


O Demônio foi advertido de que levaria Xeque-mate em 7 lances. Na seqüência os lances jogados foram:

1- T x g7+.....Rf6













2- D x c6+.....T x c6













3- T x c6+.....Dd6













4- T x d6+.....c x d6













5- Cc7.....d5













6- C x d5+.....Re6













7- Te7#
Xeque-mate

Diz o conto que, ao ver o sinal da cruz, o Demônio soltou um grito desesperado e sumiu.

Gumpel construiu um autômato jogador de xadrez chamado "Mephisto". Esse autômato jogou durante vários anos por boa parte da Europa no século XIX e era operado pelo mestre de xadrez Isidor Gunsberg . Gunsberg, mesmo operando Mephisto, se recusava a ganhar de uma mulher. Em todas as partidas com mulheres ele estabelecia uma posição de vencedor e depois, propositadamente, forçava uma situação para ser derrotado, por mais inexperiente que fosse a sua adversária. E algumas mulheres realmente acreditavam que vencera o Grande Mephisto.

2 comments:

Anonymous said...

Estou atras desse filme, "O sétimo selo".
Comentaram comigo que o diálogo entre o cavaleiro e a Morte é muito interessante.

O blog esta muito bom.
Abraços

Anonymous said...

Assistindo a um documentário sobre a Inquisição na Idade Média, que na verdade durou mais 600 anos, fiquei sabendo que o xadrez foi introduzido na Europa cristã através dos costumes do Judeus.

A obra parece retratar o massacre dos judeus nessa época.

Cristãos da Idade Média jogando xadrez com um ex-judeu.

Ou não...