Thursday, October 26, 2006

Morre o maestro Rogério Duprat


Hoje morreu Rogério Duprat. O maestro responsável pelo rompimento da barreira entre as músicas erudita e popular brasileiras.

Duprat foi destaque da Orquestra Sinfônica Brasileira na década de 50. Aproximou-se dos músicos populares e participou do Tropicalismo.


Na capa desse disco histórico Duprat (sentado à esquerda) segura um penico como se fosse uma xícara de chá.

Ele criou arranjos maravilhosos para os melhores cantores populares do Brasil (Gilberto Gil, Chico Buarque, Jorge Ben Jor) e para as bandas pioneiras do Rock Brasileiro: Os Mutantes e O Terço.

As duas fotos abaixo mostra a transformação do Duprat Clássico para o Duprat Popular.

















Duprat mudou-se para um sítio em Itapecirica da Serra, se retirou da música por problemas de surdez causados por horas de gravações em estúdios.

Duprat se decepcionou com a música popular brasileira, para ele tudo se tornou uma repetição:


"Tudo que se faz hoje já se fazia há 30 anos. O rap nada mais é do que uma colagem, típica do espírito pós-moderno, que não cria, não acrescenta. O rock repete fórmulas. Eu disse tudo que tinha a dizer naquele período entre os anos 60 e 70"


Eu fico deprimido quando percebo que ele tem razão. Na minha opinião a música popular brasileira moderna foi composta há 30 anos atrás. Hoje só resta a cópia e a falsificação.

Abaixo estão alguns dos seus arranjos: Uma belíssima música da banda O Terço, da qual Flávio Venturini fez parte na década de 70, e as duas versões de Panis et Circenses dos Mutantes.

Clique na figura abaixo para ouvir

No comments: