Sunday, October 01, 2006

Caçada a um rei fugitivo

Algumas vezes acontecem combinações brilhantes em jogos reais que nem mesmo problemistas de xadrez imaginariam situações tão espetaculares.

Na minha opinião uma das melhores combinações ocorreu em um jogo entre Edward Lasker vs. George Allan Thomas.








vs.










Não confundir o americano Edward Lasker com o alemão Emanuel Lasker, grande campeão mundial de xadrez que manteve o título ininterruptamente por 27 anos, vencendo Steinitz em 1824 e perdendo para Capablanca em 1921.

Edward Lasker escreveu um livro muito popular cujo título é "The Adventure of Chess", que no Brasil é editado com o nome "História do Xadrez".

Sir George Allan Thomas era jogador de xadrez, badminton e tenis. Apesar de ter nascido em Therapia, Turquia, era um nobre barão britânco cujo título hereditário terminou com a sua morte, já que ele nunca se casou nem teve filhos.

Voltando ao jogo, realizado em Londres em 1912, no décimo primeiro lance Lasker fez um sacrifício da Dama espetacular iniciando uma combinação fantástica.

11 - D x h7+.....R x h7

A partir desse lance começa uma perseguição implacável ao rei negro, que inicia sua fuga da oitava fileira encontrando a morte na primeira fileira, já no território das brancas.

18 - Rd2#
Xeque-mate

Observe que Lasker poderia encerrar o jogo de maneira ainda mais espetacular dando xeque-mate com um roque, mas ele optou por um final mais simples

Quem quiser observar como foi o jogo inteiro clique aqui.



1 comment:

Mau said...

Linda partida, mas ele poderia ter se dado mal no lance do sacrifício da dama.
Se o 12ndo movimento das brancas fosse kh8 ao inves de kh6...ele recuperaria a dama, mas o jogo poderia ser outro, e vai saber né...Ponto pra ousadia e a beleza !!

Abraços Paulo, adoro seu blog cara!