Thursday, September 14, 2006

Uma ótima ferramenta para Blogs sobre Xadrez

Depois de uma madrugada inteira de intensa pesquisa encontrei um software fantástico (e totalmente gratuito) para exibir jogos gravados em PGN em Blogs: O LT-PGN-VIEWER.

Quando resolvi escrever sobre Xadrez nesse Blog percebi que haveria limitações para jogos extensos. Eu precisaria reproduzir uma figura para cada lance, caso contrário seria muito difícil para o leitor comum acompanhar o jogo apenas pela notação algébrica.

Jogos com mais de 10 lances (ou seja, quase todos) tornariam os posts longos e tediosos, então resolvi procurar uma maneira de reproduzir tais jogos de forma interativa ocupando o mínimo espaço possível.

O LT-PGN-VIEWER é construído usando JAVA e, acredito eu, facilitará bastante minha vida. Minhas sinceras congratulações a Lutz Tautenhahn, o autor dessa ótima ferramenta.

Ainda estou em fase de teste, já sei como embutir o visualizador do jogo no Blog mas as margens são muito estreitas, preciso descobrir como manipular o tamanho, cores e outros recursos do LT-PGN-VIEWER para deixar o Blog mais agradável visualmente.






vs.




Como primeira experiência vou usar “A imortal”, um jogo ocorrido em 1851 entre Adolf Anderssen vs. Lionel Kieseritzky. Clique aqui para ver o jogo.

Esse jogo é um clássico da Era Romântica do Xadrez (pré-Steinitz) e mostra como a tática da época dava extrema importância a um rápido desenvolvimento, desprezando até mesmo a perda de material (como pode ser notado logo a partir do lance 5).

Se algum leitor estiver interessado em saber como eu consegui usar essa ferramenta no Blogger, deixe um comentário que eu faço um post sobre cada passo (infelizmente não é uma tarefa simples, necessita bastante trabalho no início mas eu acho que vale a pena).


1 comment:

Humberto S. Ribeiro said...

Muito boa essa ferramenta.
particularmente não gostei do jogo, a mim soa muito intempestivo, como se tivessem pressa de terminar.

Abraço