Sunday, October 14, 2007

Ubuntu: Linux para seres humanos


Essa é a minha área de trabalho quando eu uso a distribuição Linux Ubuntu (clique na figura para ampliar). Além de ser mais bonito e mais versátil que o Windows, para quem tem um computador antigo como o meu (que só deu defeito uma única vez quando o HD literalmente quebrou) ele é perfeito.

Eu tentei usar o Linux há alguns anos com a distribuição Conectiva, mas perdi a paciência depois de não conseguir instalar um único programa de forma direta.

Com o Ubuntu a Canonical, empresa que está por trás dessa maravilha, fez um excelente trabalho. Quase tudo é muito fácil e eficiente e, para usuários comuns, ele pode substituir perfeitamente o Windows. E é totalmente gratuito.

Qualquer pessoa que fizer um pedido recebe o CD de instalação TOTALMENTE GRÁTIS. Acreditem, nem o frete é cobrado e eles ainda enviam alguns adesivos. Eu fiz o pedido e recebi em poucas semanas (também dá para baixar pela internet aqui) e me sinto na obrigação de passar todas as soluções que encontrei para aumentar a rede de informação para os novos usuários.

A instalação foi tranquila e rápida através do Live CD, um CD de demonstração e/ou instalação que roda independente de qualquer sistema instalado no seu computador; se você gostar é só instalar, se não gostar ele não deixará nenhum vestígio de arquivos no seu computador.

A maior dificuldade que tive até agora foi a conexão à internet. Como eu tenho um modem USB (um DSL-210 muito usado pela BrTurbo da Brasil Telecom) para a internet banda larga, a minha principal dificuldade foi fazer o Ubuntu enxergá-lo (para modems que se conectam a placas de rede a detecção é imediata). Graças ao tutorial do Dirceu Luís Follmann e do Paulo Pinheiro eu consegui me conectar.

Para quem enfrenta o mesmo problema, o tutorial e os arquivos necessários podem ser lidos e obtidos aqui.

Por enquanto a minha lista de problemas e soluções é a seguinte:

1 - Para entrar na tela inicial de login como "root".

2 - Para ler mp3.

3 - Ativar microfone no Skype.

4 - Shutdown não funciona.

5 - Instalar e desinstalar Temas.

6 - Barra de progresso invisível.

Essas soluções estão relatadas nas Minhas dicas para o Ubuntu que está nos Links do lado direito dessa página. Todas elas foram obtidas pela internet em sites ingleses, italianos, portugueses e brasileiros, além de alguns conhecimentos prévios que eu já tinha sobre programação e sistema operacional.

Se alguém tiver alguma outra dúvida é só deixar uma mensagem nos comentários e, se eu puder ajudar, responderei com prazer.

A principal razão que me levou a adotar o Linux foi a forma arrogante que a Microsoft trata os seus consumidores. As embalagens dos seus programas (que são absurdamente caros) trazem sempre uma série de condições que basicamente dizem "agora que você comprou cale a boca e não reclame".

A principal razão que me levou a adotar o Ubuntu foi o respeito que a Canonical demonstra pelos consumidores e o seu bom senso, evitando a arrogância de muitos conhecedores de Linux que acham que muitos usuários são idiotas só porque não têm capacidade técnica, tempo ou paciência para perder horas estudando linhas de comandos para realizar uma tarefa que o Windows faz com apenas dois cliques do mouse.

Espero que as outras distribuições acordem e percebam que, na área de sistemas operacionais, não é possível mais que engenheiros construam softwares para engenheiros. Por isso o Ubuntu cresce tanto.

O sistema precisa trabalhar para o usuário comum, e não o contrário.

3 comments:

Dirceu said...

Cara, muito obrigado pela referência. Fico feliz que o tutorial tenha te ajudado com o modem.

Paulo de Tarso Neves Junior said...

Obrigado a você. Esse post só foi possível graças ao seu trabalho.

Carleandro de Souza Dias said...

Paulo, meus parabéns pelo seu ótimo blog. Só agora tive contato, através de um comentário da Eli (LVAS).
Também sou usuário do Ubuntu, e nunca mais quero usar o Ruindows! O Linux fez com que eu REALMENTE USASSE meu computador, sendo que os recursos que dispõe são excelentes, gratuitos e atualizados constatemente.

Revolução, seu nome é Linux!

Abçs.

L£0 ☭

PS: Instalei de primeira o Ubuntu 64 (inexperiente ainda..) e me disseram que ele estava evoluido de tal forma que muitos programas ainda nem foram feitos para ele! Estou agora com o 32. Não sinto falta de nada do Win. Inda mais depois do Vista e do Microsoft Office 2007, para mim as piores coisas que puderam inventar.