Saturday, June 09, 2007

Machado de Assis e o Xadrez


Machado de Assis, o grande escritor brasileiro, foi um entusiasta do Xadrez.

Provavelmente o primeiro clube brasileiro de Xadrez foi fundado no Rio de Janeiro em 1877 nas dependências do Club Polytechnico. Nesse clube Machado de Assis era secretário e o presidente era o pianista português Arthur Napoleão (que chegou a jogar uma partida de exibição em Nova York, aos dezesseis anos de idade, com a lenda americana Paul Morphy).

Machado de Assis também foi um problemista. Começou a publicar problemas de sua criação na revista Illustração Brasileira. Um dos seus problemas mais famosos é o seguinte:

Brancas jogam. Mate em 2 lances


Uma possível solução pode ser vista aqui.

Em 1898 esse problema foi incluído no livro Caissana Brasileira de Arthur Napoleão, uma seleção de 500 problemas de autores brasileiros ou residentes no Brasil.

Mais detalhes sobre a relação entre Machado de Assis e o Xadrez podem ser encontrados aqui.

4 comments:

Luiz Eduardo Brandão said...

Como é que faço para mexer nas peças?

Paulo de Tarso Neves Junior said...

Clique no link. Espera carregar o tabuleiro e depois clique no botão ">" abaixo do tabuleiro (a partir daí você pode usar as setas do teclado para avançar ou recuar os lances).

Luiz Eduardo Brandão said...

Obrigado.
Tinha pensado em outra solução:
B5C
R1D
R7B mate
Um dia te conto como o Bruxo (a casa dele ficava quase na esquina da rua em que nasci) me salvou numa polêmica com o Mário Simonsen a propósito da terminologia enxadrística.

Lucas Moura said...

Uma solução se as Pretas mecherem qualquer peça menos o rei.

Date: 10/10/2010

1. Bb5 Nd3 2. Qf6#
1-0