Monday, August 28, 2006

Jogando com o Demônio - Parte 1


Esta é uma pintura feita por Albertus Pictor no teto de uma igreja da Suécia construída no século XIII (Täby Kyrka, diocese de Estocolmo). Essa imagem, onde um cavaleiro medieval joga xadrez com a personificação da morte, serviu de inspiração para o diretor Ingmar Bergman no filme "O Sétimo Selo" (Det sjunde inseglet) em 1956. O filme conta a história de um cavaleiro (Max Von Sydow) que volta das Cruzadas depois de 10 anos, encontra seu país arrasado pela peste negra, se depara com a Morte (Bengt Ekerot) e a convida para um jogo de xadrez que decidirá se ele morrerá ou não.


A idéia de jogar xadrez pela vida ou pela alma contra o demônio já foi tema de vários contos, fotos e pinturas.

O fantástico escritor e professor de matemática brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, mostra em seu livro "Lendas do Deserto" como Ibrahim conseguiu dar Xeque-mate no diabo, ou, como dizem os árabes: Cheitã, o infernal. A aposta era uma boa soma em dinheiro em caso de vitória ou o abandono para sempre do xadrez em caso de derrota (para Ibrahim provavelmente isso seria pior que a morte).

O final desse jogo é muito parecido com um problema em forma de conto escrito por Charles Godfrey Gumpel, How the Devil Was Caught - A Chess Legend, publicado em 1876. Nesse conto, o Demônio jogava com as Negras e o jogo chegou à seguinte situação:


O Demônio foi advertido de que levaria Xeque-mate em 7 lances. Na seqüência os lances jogados foram:

1- T x g7+.....Rf6













2- D x c6+.....T x c6













3- T x c6+.....Dd6













4- T x d6+.....c x d6













5- Cc7.....d5













6- C x d5+.....Re6













7- Te7#
Xeque-mate

Diz o conto que, ao ver o sinal da cruz, o Demônio soltou um grito desesperado e sumiu.

Gumpel construiu um autômato jogador de xadrez chamado "Mephisto". Esse autômato jogou durante vários anos por boa parte da Europa no século XIX e era operado pelo mestre de xadrez Isidor Gunsberg . Gunsberg, mesmo operando Mephisto, se recusava a ganhar de uma mulher. Em todas as partidas com mulheres ele estabelecia uma posição de vencedor e depois, propositadamente, forçava uma situação para ser derrotado, por mais inexperiente que fosse a sua adversária. E algumas mulheres realmente acreditavam que vencera o Grande Mephisto.

Saturday, August 19, 2006

Jogando com o Demônio - Parte 2


V. Barthe fez referência a um grande enxadrista da Renascença chamado Paulo Boi, também conhecido como il Boive ou il Siracusano (por ter nascido em Siracusa, na Sicília, em 1528).

Em um problema em forma de conto, publicado em Les Cahiers de l'Echiquier Français em 1936, Paulo Boi conhece uma bela mulher em frente à Igreja de Santa Maria, na Calábria, e depois de conversarem por algum tempo começam uma partida de xadrez. Paulo Boi jogava com as brancas e a mulher com as negras.

Em dado momento, o jogo chega à seguinte situação:


Paulo Boi anunciou xeque-mate em 2 lances.

No conto, esses lances aparecem como um problema, mas é fácil perceber que um final possível seria:

1- C x e6.....T x f6













2- T x e5 #
Xeque-Mate

Observe que a captura da Dama branca pela torre é praticamente forçada, todos os outros lances possíveis seriam seguidos de mate, de tal forma que apenas um (1- ...g4) não teria participação da Dama no golpe final.

Voltemos então ao conto.

Eis que, instantaneamente, a Dama branca se transformou em Dama negra:


A bela mulher riu e disse: "Ah Paulo, você não me vencerá. Agora eu tenho uma dama e você não tem nenhuma".

Paulo Boi imediatamente disse que ainda venceria e anunciou novamente xeque-mate em 2 lances.

Novamente esses lances aparecem no conto como um problema, sendo sua solução:

1- Cb5.....C x c4












2- Cc3 #
Xeque-Mate

Diz o conto que a bela mulher desapareceu sem dar uma única palavra. Então Paulo Boi percebeu que havia jogado com o Demônio.


A escolha de Paulo Boi como personagem desse conto não foi aleatória. A vida de Paulo Boi foi marcada por lances fantásticos. Edward Lasker relata, em seu livro "História do Xadrez" (The Adventure of Chess), que Paulo Boi e Giovanni Leonardo foram os principais jogadores italianos da segunda metade do século XVI. Em partidas disputadas perante Filipe II, ambos derrotaram Ruy López, o enxadrista espanhol que divulgou a abertura mais popular do xadrez que hoje leva seu nome (também conhecida como Abertura Espanhola), transferindo assim a supremacia do xadrez da Espanha para a Itália.

Segundo Edward Lasker:

"Da Espanha ele foi pra Portugal e jogou com o Rei Sebastião, antes de seguir para a Sicília, onde o Rei Filipe lhe dera um lucrativo cargo. Na viagem, foi capturado por piratas argelinos, mas sua perícia no xadrez conquistou-lhe a liberdade. Da Sicília foi a Milão, Veneza e , daí, à Hungria. Continuou a viajar e exibir sua perícia durante mais de dez anos, ganhando mais de trinta mil coroas - importâcia colossal numa época em que um homem podia viver confortavelmente com uma renda anual de quinhentas a mil coroas.

Em 1558, Boi foi convidado a disputar um match com Alessandro Salvio, jovem mestre em ascensão, em Nápoles. Boi fez uma combinação de cinco lances, capturando a Dama de Salvio; este porém, vira mais longe; reconquistou a Dama no sétimo lance e venceu a partida. Boi disse: "A mocidade pode conseguir mais do que a velhice. Estais no apogeu de vossa vida e eu tenho setenta anos". Três dias depois, Boi foi encontrado morto envenenado em seus aposentos."

Porém, nem sempre o demônio joga com as negras. É o que mostra essa fotografia feita por Garry Vogelsang, um fotógrafo de Melbourne, Austrália.

"Devil Plays Chess"

Saturday, August 12, 2006

Teorema de Thales


Nessa semana, enquanto trabalhava em minha tese de doutorado, precisei resolver esse problema de geometria plana.

Eu queria encontrar Z e Y em função de a, b, d, x e o ângulo φ. O teorema de Thales de Mileto (em grego Θαλής ο Μιλήσιος) foi muito útil nessa tarefa.

É impressionante como uma tese de doutorado é construída usando, além dos conhecimentos publicados em algum lugar do mundo há poucos dias, princípios básicos das ciências desenvolvidos há milhares de anos.

Uma maneira para nunca esquecer o teorema de Thales é sempre se lembrar dessa música do genial grupo argentino Les Luthiers.

Esse grupo foi um dos mais politizados e críticos durante a ditadura militar na Argentina. Além de construírem instrumentos musicais fantásticos, suas músicas são muito divertidas. Na minha opinião, uma das suas obras mais engraçadas é a Payada de la vaca.

A payada é uma das marcas da cultura gaúcha, são poesias quase cantadas muito agradáveis de se ouvir. Nesse vídeo o grupo Les Luthiers mostra as características de uma genuína payada:

“una payada brillante
octosilabos precisa
en el final finaliza
y empieza por adelante
debe tener ocho versos
y ser de rima elegante.”

A voz e o som.


Esse é o Bobby McFerrin. Um dos melhores cantores que já ouvi. Diz a lenda que ele já estudou com um Muazzin, a pessoa encarregada de pronunciar o Adhan do alto dos minaretes das mesquitas, convidando a comunidade muçulmana a tomar parte da oração.

Observe como ele emite, de forma controlada, ondas sonoras por várias partes do corpo. Por isso algumas vezes ele põe o microfone junto ao pescoço.



Mais do que sua técnica vocal, o que mais admiro nesse cara é como ele se diverte com a sua voz e com a sua música. O vídeo abaixo é uma apresentação fantástica do McFerrin com os malucos polacos do Grupa MoCarta; mostrando, no final, como a música brasileira é uma das coisas mais valiosas que temos.



Por fim, McFerrin com Yo-Yo Ma, um dos melhores violoncelistas do mundo.

Saturday, August 05, 2006

O jogo de Geri

Na minha opinião, esse foi o melhor curta já feito pela Pixar.



Esse curta ganhou o Oscar de melhor animação em 1997.

Detalhes sobre essa obra de arte podem ser vistos aqui.